7 dicas para o macarrão perfeito
Confira o que fazer para nunca mais errar no macarrão e servir um prato digno de chef para você ou para seus convidados + uma receita imperdível.
25/10/2024
07h30
Apesar de parecer fácil, muita gente tem dificuldade para preparar o macarrão perfeito. Por isso, trouxemos algumas dicas valiosas para ajudar você a dominar o preparo dessa delícia.
Leia até o final, pois também inserimos uma receita prática para inovar na sua próxima macarronada!
1. Muita água
Acertar na quantidade de água é essencial para evitar que o macarrão grude, mesmo que possa parecer uma preocupação insignificante.
A proporção exata requer 1 litro de água para cada 100 gramas de massa e deve-se usar panelas grandes, conforme essa necessidade.
Para aqueles que não querem cozinhar um pacote inteiro e não sabem quanto utilizar, há uma dica útil para calcular a quantidade correta da massa: você só precisa usar de 80 a 100 gramas de macarrão cru por pessoa.
2. É preciso mexer
O mito de deixar o macarrão na panela sem mexer até estar pronto é isso mesmo, um mito. Porque se faz necessário mexê-lo com cuidado para evitar que a massa se quebre, resultando em um macarrão mais solto e saboroso no final do cozimento.
3. Hora certa do macarrão
É recomendado colocar o macarrão na água fervente para cozinhar, evitando adicioná-lo quando a água ainda estiver fria. Se você coloca o macarrão ainda na água fria, pode prolongar o tempo de cozimento, o que pode resultar em massas grudentas e pouco saborosas.
4. Sem óleo!
Embora possa ser considerado um dos truques mais comentados, a verdade é que o uso de óleo não contribui para obter uma massa perfeita. Pelo contrário, ele prejudica a aderência do molho e torna a massa pesada e gordurosa.
Com a medida certa de água, esqueça o óleo!
5. Água salgada
De acordo com os italianos, um dos segredos para obter o macarrão perfeito é garantir que ele seja cozido em água salgada. Para fazer isso, basta adicionar 1 e ½ colher e meia de sopa de sal à água fervida para cada meio quilo de massa.
6. Não lavar a massa
Outro problema com a falta de aderência do molho é lavar o macarrão em água fria, pois isso removerá todo o amido dele. Evite fazer isso! Quando seu macarrão estiver al dente (macio, mas ainda firme), escorra-o rapidamente para que o cozimento pare imediatamente.
7. Não quebrar a massa
Evite quebrar a massa. Para massas compridas, como espaguete e talharim, é melhor comê-las inteiras. Se não couberem na panela de imediato, basta aguardar até amolecerem para caber perfeitamente.
8. Bônus: Receita de Macarronada Provençal
Ingredientes:
- 500 g de macarrão tipo ninho
- 2 latas de atum sólido escorrido
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
- 1 copo de requeijão cremoso (200 g)
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1 e ½ lata de molho de tomate comprado pronto
- 1 e ½ lata de água (use a lata do molho de tomate vazia para medir)
- Orégano a gosto para polvilhar
- Azeite de oliva a gosto para regar
Modo de preparo:
1. Distribua os ninhos em um refratário grande, em uma única camada.
2. Misture o atum, as azeitonas, o requeijão, o creme de leite e o queijo parmesão e recheie cada ninho de macarrão.
3. Misture o molho de tomate com a água e cubra todo o prato.
4. Cubra com papel-alumínio e então leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até cozinhar o macarrão.
5. Polvilhe com orégano, regue com azeite e sirva em seguida.
Está prontinho o seu macarrão diferenciado!